top of page

Qual o meu propósito nessa vida?

Você tem se perguntado por que você veio a esse mundo? Qual a sua missão?

Essa pergunta nos faz ter crises existenciais. Mas isso é porque estamos afastados da Fonte, do Criador. Não sentimos que estamos conectar com o Todo.

Tudo nesse universo tem um propósito e está a serviço de algo maior.

A flor que perfuma sua casa, o seu pet que te traz alegria, os bebês, os idosos, tudo e todos! Então, só com essa afirmação, já podemos concluir que propósito é diferente de profissão, né?

Mas, independentemente do nosso mundo externo, do nosso status, da profissão que exercemos, nosso propósito tá atuando. Só precisamos percebê-lo.


Saber disso realmente me ajudou a me tranquilizar.

Me formei na engenharia mas nunca me identifiquei com a profissão, mesmo trabalhando por 8 anos na área.

Isso me causava enorme frustração, porque eu não sentia que estava exercendo meu propósito.

Mas, foi quando eu realmente entendi o que era propósito, que eu larguei da profissão.

Entendi que eles não eram a mesma coisa.

Mas ficou muito claro para mim que, na engenharia (ou, mais especificamente, naquela empresa), eu não conseguiria exercer o meu propósito.

E explico o porquê.


Todo mundo tem 2 propósitos.

Eita. Agora explodiu sua cabeça, não?

Calma que eu vou tentar ser mais clara.

 

PROPÓSITO PRIMÁRIO



Esse propósito está ligado ao SER. É sua essência, e ela só pode ser sentida quando você está presente no Aqui e Agora. Ele é absoluto, atemporal e imutável, e não pode ser racionalizado, apenas sentido.

Portanto, se estamos sempre pensando como será o nosso futuro, ou decepcionados e presos ao passado, jamais conseguiremos exercer nosso propósito primário. E isso nos leva também a uma frustração com nosso propósito secundário, que não existe sem o primeiro.


Ele existe em todo e cada momento da nossa vida. Você consegue senti-lo agora. Precisamos simplesmente exercitar a consciência e a presença. Você não é aquele que faz. É aquele que observa quem faz. E, para observar, você precisa estar presente.

Fazer tudo com consciência e presença, portanto, é seu propósito primário.

Se treinarmos a percepção dessa presença e consciência, tudo muda: você consegue perceber as sincronicidades, a vida flui melhor, a ansiedade e tristeza se dissolvem, e transbordamos para o propósito secundário.



 

PROPÓSITO SECUNDÁRIO

Esse é o propósito que muda com o tempo, é relativo e está ligado ao fazer e a como você está.

A gente começa a vida como bebês que alegram a casa, depois somos estudantes, depois ótimos profissionais, aí viramos pais, depois avós, e por aí vai.

Só podemos fazer bem esse propósito se estamos conectados com o nosso propósito primário.

Então, se você quer ser um bom profissional na sua área, por exemplo, você vai ter que praticar a presença. No aqui e agora. Se conectando com a Fonte, pois aí você transbordará.


Quer um exemplo?

Você vai pegar um livro na sua estante para ler. O ato de ir pegar o livro com presença é seu propósito primário, e o secundário é a leitura.


 

Saber qual é o propósito é saber o que viemos fazer aqui. E isso está intimamente ligado à nossa essência.

E a essência de todo ser humano é o amor. E só podemos ser amor quando nos conectamos realmente ao Todo, no aqui e agora.

Agora você já sabe que precisa, antes de tudo, SER! Então exercite muito seu propósito primário!


Como ativar, então, seu propósito secundário?

  1. Reconheça e seja sua essência: comece a ter consciência do Todo e a se desenvolver. Desperte. Busque autoconhecimento e perceba as mudanças que você precisa fazer para ser mais consciente, para vibrar mais amor, mais luz. Estamos aqui para nos desenvolver o tempo todo. Evoluir como ser humano é o mínimo que podemos fazer. Ser alguém melhor a cada dia.

  2. Seja autêntico: pare de querer se encaixar na verdade do outro. De querer agradar todo mundo. Fazer tal profissão porque todo mundo da sua família também fez. Se conheça. Saiba o que é verdadeiro pra você e siga seu coração.

  3. Esteja sempre à serviço: viemos aqui para servir. Propósito e serviço são sinônimos, pois servir significa ser um instrumento para realização do propósito maior da expansão da consciência. Servir é se tornar um canal do amor. É ajudar o outro a crescer, a prosperar, a ser feliz. Servindo, você ativa seu propósito, e você se torna uma inspiração para os outros.

  4. Experimente: você só pode dizer se algo é bom ou ruim experimentando! Ouse buscar coisas, tarefas, hobbies diferentes. Inove. Teste. Experimente tudo o que tem vontade. Só assim você saberá dizer se está alinhado com seu propósito ou não. Sinta!

Quanto mais você se sentir leve, em paz, tranquilo, feliz em estar vivo, mais alinhado ao seu propósito você está.

Não se esqueça que você faz parte do Todo e que sua vida importa. Você faz diferença nesse universo.

Não servir, não praticar seu propósito é um ato egoísta.

Muitos precisam do que você pode oferecer!

:)

Me conta aqui se você sabe qual é o seu propósito.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page