top of page

Por que é tão difícil mudar?

Atualizado: 19 de abr. de 2021



Eu sou uma pessoas que adora mudanças. Até demais, tanto que, muitas vezes, me pego "pipocando" de uma ideia a outra porque gosto do "novo". Preciso me policiar com isso, mas é um assunto para outro post :)

Hoje pensei em dividir com vocês alguns pensamentos que fui construindo nessa minha jornada do autoconhecimento. Pensamentos que foram construídos com cursos, livros e muita, muuuuita auto observação.

A real é que tudo muda o tempo todo. Porque tudo é energia e precisa fluir.

Você não é o mesmo ao longo do dia. Nem nas diferentes estações. Ou anos.

A vida é cíclica. Não é linear.

Mudar é preciso. Principalmente quando encontramos um desconforto. Seja ele de origem física, mental ou emocional.

Pensa só. Uma dorzinha de cabeça pode parecer comum para você hoje. Mas, se você não encontrar a causa disso e mudar a raíz do problema, lá na frente isso vira um problemão, ou uma doença.

É importante você estar atento o tempo todo sobre você. E se conhecer. Afinal, se você não se conhece, como vai saber dizer se alguma coisa é desconfortável ou não para você?


Após refletir sobre o que é desconfortável pra você, vem a decisão: mudar ou não. Aí é com você. Mas, lembre-se que, se você não mudar, uma hora a vida vem e te obriga a fazê-lo. Talvez seja melhor agir por conta própria, sem muita dor, não?

Notei que muita gente tem dificuldade com mudanças.

Consegui notar alguns pontos importantes, e vou trazer algumas reflexões aqui pra vocês.

Uma das coisas que observei foi que "A mudança invalida nosso comportamento anterior".

Esse ponto é muito interessante. Pensa comigo. Você está acima do seu peso ideal há anos. Se você decidir emagrecer agora, uma parte sua (provavelmente o ego) irá te dizer "ué, mas você ficou assim por tanto tempo, como é que você vai mudar agora??" Isso invalida tudo o que você tem feito até agora. Como é que você explica pro seu "eu do passado" que o seu "eu do presente" consegue fazer algo que ele não havia conseguido antes?

Mas, mesmo que essa resistência seja inconsciente, existe solução. Isso porque nada é imutável nessa vida. Estamos constantemente construindo e reconstruindo o nosso eu. Podemos reescrever nossa autobiografia o tempo todo.

Para isso, tome cuidado com o auto julgamento. E não se preocupe com o julgamento alheio, também. Tudo isso pode te levar a acreditar que você é "vira casaca", que muda de opinião, ou podem te deixar envergonhado de suas escolhas do passado. Você fica pensando "onde eu estava com a cabeça quando escolhi isso?". Ou "como pude chegar a esse peso?".

Crie coragem, perca o medo de confessar a si mesmo (ou para o outro) que você vai mudar.

Dê uma nova história para a sua vida daqui pra frente. Está tudo bem mudar. Essa nova história só precisa estar coerente com quem você quer ser AGORA.

Ou você quer continuar sendo/fazendo o que te deixa infeliz?

Pense na mudança como aquilo que você faz para te manter na prosperidade, na saúde, na paz, não como algo que você vai ter que fazer quando tudo isso acabar.

A mudança que você quer está na decisão que você toma.

Qual decisão você pode tomar por você hoje?

Me conta aqui nos comentários se fez sentido para você.


Beijos, meus amores.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page